sexta-feira, 14 de outubro de 2011



Imagem: Ana Carolina, editada



Marketing Digital 
Uma nova ferramenta para todo o público que deseja divulgar, comercializar, atingir o auge e explorar a sua marca no mercado de trabalho. As idéias resultam boas estratégias para uma nova era e sendo vista como a mais bem sucedida em benefícios para pequenas empresas, pequenos negócios e grandes resultados.
Um dos fatos que começou e está até hoje tendo vantagens profissionalmente, são as Redes Sociais e falar sobre elas como uma nova ferramenta de marketing é sempre muito bom.
As empresas de grande suporte lidam com o assunto com muita capacidade englobando todas as áreas do mundo virtual, apesar de sempre estar preocupada com a opinião do público atingido, a maioria das estratégias e resultados das empresas concluem com satisfação do seu projeto!
Marketing digital, o SUCESSO do mundo virtual para o mundo real.

Objetivos das empresas para o Marketing Digital:
(Como usá-la nas empresas de Serviços e Produtos)

“Para trabalhar na internet possuímos muitos recursos de áudio, vídeo, imagem, etc. que nos permitem montar a nossa campanha de varias maneiras. Mas, um cuidado é não fazer muitas coisas ao mesmo tempo. O ideal é ir ajustando ferramentas e aplicativos com o tempo para inclusive manter o seu público na expectativa de novidades.”

Fidelização:
 “A internet pode fidelizar e atrair clientes através das experiências para a sua marca acontecendo através de sites do anunciante ou nas próprias peças publicitárias”.

Promoção:
“Conhecendo o seu público você pode utilizar a internet para desenvolver o seu cadastro com informações importantes para o desenvolvimento de ações promocionais”

Vendas:
 “Na internet você tem um ciclo completo comercial, ou seja, você pode divulgar vender e cobrar. Cada ação de veiculação realizada se transformará em um ponto de venda.”


domingo, 9 de outubro de 2011





Necessidades, oportunidades e capacidade

Para além dos determinantes nacionais do empreendedorismo, há que considerar três fatores que condicionam o nível de empreendedorismo num país:
A necessidade , a oportunidade e a capacidade sentida para empreender com sucesso.
Muitos empreendedores iniciam o seu projeto por necessidade. Ou seja, porque precisam de uma fonte de rendimentos para a sua vida, porque se deparam com uma situação de desemprego - e criar o seu próprio negócio é um modo de o conseguir, ou porque o rendimento do trabalho dependente não é o suficiente. 
Assim, vemos  elevados índices de empreendedorismo em países de baixos níveis econômicos ( por exemplo, Peru, Colômbia, Venezuela, e República Dominicana).
Nestes países, a única solução para combater o desemprego pode ser criar o seu próprio posto de trabalho.
Uma oportunidade é um conjunto de circunstancias favoraveis que criam a necessidade por um produto ou serviço. Como vimos anteriormente, há diferentes tipos de necessidade, mas o que importa aqui é entender se o potencial emprendedor vê as oportunidades e consegue formular uma ideia de negócio para explorar uma dessas oportunidades.  As oportunidades surgem de necessidades não satisfeitas - num  nível básico, nos países mais pobres as terão mais necessidades fisiológicas como alimentação, abrigo, vestuários, saúde, etc; em contraponto, as necessidades, não satisfeitas, nos países mais ricos serão de outra índole, como educação, entretenimento, diversão etc. Ambos tipos de necessidade podem dar origem a negócios, toda a necessidade insatisfeita pode gerar uma nova empresa empreendedora. 
O terceiro fator que influencia o nível de empreendedorismo num país é a capacidade. A capacidade é a opinião e a aptidão que o empreendedor sente ser capaz de levar a diante o seu projeto: ou seja, é a avaliação que faz das suas próprias capacidades para ser empreendedor. Por exemplo, um individuo com formação em empreendedorismo vai se sentir mais capaz, quer porque entender melhor os riscos e benefícios, o modo como precisar atuar , sabe o que é um negócio, compreende as funções da empresa, e, sobretudo, está mais confiante quanto a sua probabilidade de sucesso. É, neste domínio, que as escolas são fundamentais - na formação dos empreendedores, desenvolvendo as suas capacidades nas mais variadas vertentes. 

Em Resumo, a Decisão de empreender é Influenciada pela necessidade de cada individuo potencialmente empreendedor, da sua capacidade em desenvolver os projetos e da Identificação e aproveitamento de oportunidades existentes no ambiente circundante.

Marketing para empreendedores  e Pequenas empresas * Ferreira, Reis e Serra