quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Café com empresários


Vamos trabalhar com entrevistas e reportagens com empresários de bairro que fizeram a diferença. Pessoas que conseguem esconder por falta de divulgação uma grande riqueza que eles adquiriram com suas habilidades e conhecimento, e em alguns casos, com empresas herdada de familiares que deixaram um legado que ainda não foi descoberto por falta de ótima estratégia de marketing e propaganda. O Objetivo dessas entrevistas é conseguir o máximo de informações e aprender sobre diversos tipos de negócios diferentes, que vai de Supermercados a relojoeiros de barracas que conquistaram imóveis, carros e uma vida segura com suas idéias, onde a humildade e a discrição pode trazer tanto lucro quanto grandes empresas que investem milhões em marketing & Propaganda, isso é: "Conseguir formas mais baratas e seguras de retorno com a divulgação"

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Os erros mais comuns cometidos ao montar um plano de negócio

Os erros mais comuns cometidos ao montar um plano de negócio

Duas histórias para pensar ao vender seu produto 9 lições de empreendedorismo do homem de US$ 300 milhões →
Os erros mais comuns cometidos ao montar um plano de negócio
Escrito por Ana Cristina Chaer Dib Netto em 08.02.2010 Categorias: Empreendedorismo

Abrir uma empresa é o desejo de muitos brasileiros que veem na oportunidade a chance de realização profissional, independência financeira e autonomia para tomar decisões. Porém, para o sonho se tornar realidade, não é preciso apenas motivação e dinheiro. É fundamental conhecer o mercado e montar um plano de negócio detalhado.Um plano de negócio bem feito pode ajudá-lo a encontrar financiamento, a recrutar futuros funcionários, a montar uma estratégia de marketing e, o principal, a diminuir os riscos da empresa não dar certo. Por outro lado, um planejamento cheio de falhas coloca tudo a perder. Confira a seguir os erros mais comuns, segundo a revista INC, cometidos ao montar o plano de negócio:

Ideias repetitivas
Fique alerta se um cliente em potencial ficar entediado antes mesmo de terminar de ler a introdução do seu plano de negócio. É importante conquistar o interesse no leitor já na primeira página do texto. Para isso, não é aconselhável ser prolixo. Seja também cuidadoso com a capa e o acabamento do projeto, o que causa boa impressão.

Uso de jargão
Fuja de termos específicos que só são conhecidos no seu meio profissional ou no ramo acadêmico. Tente usar frases simples e diretas. Seja objetivo para ser compreendido pelo maior número de pessoas.

Inconsistência
Tenha certeza que as informações contidas no plano são consistentes. Estude cada aspecto do setor, do mercado, de competidores e avalie com clareza as chances de viabilizar a empresa.

Não ouvir a opinião de especialistas
É importante mostrar o planejamento para especialistas da área e possíveis investidores. Assim fica mais fácil detectar erros e mudar de rumo antes do empreendimento sair do papel. Sem prejuízos.

Excesso de confiança
Muitos empresários ignoram a competição que irão enfrentar e não elaboram estratégias para vencê-la. Mesmo que o seu projeto seja completamente original, não se deve subestimar a concorrência.

E você, caro leitor, cometeu algum erro ao montar seu plano de negócio? Opine!